domingo, 13 de novembro de 2011

ELABORAÇÃO DO ROTEIRO DE UM VÍDEO COM OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

DENTRE AS ATIVIDADES QUE REALIZEI A PARTIR DO CURSO MÍDIAS, UMA DAS QUE MAIS GOSTEI FOI A DO ROTEIRO DE VÍDEO, POIS PROPORCIONOU AOS ALUNOS OPORTUNIDADE DE UTILIZAREM MÍDIAS COMO O  CELULAR COM CAMERA E MAQUINAS DE FOTOGRAFIA DIGITAIS PARA FAZER UM TRABALHO CASEIRO, MAS DE GRANDE VALOR EDUCATIVO NO MEIO EM QUE VIVEM, POR ISTO ESTOU POSTANDO A DICA PARA QUE OUTROS PROFESSORES E ALUNOS TAMBÉM POSSAM UTILIZAR ATIVIDADES COMO ESTA. AI VAI:

VÍDEO: O MEIO AMBIENTE

1 - Escaleta: MEIO AMBIENTE - LIXO - CESTOS DE LIXO SEPARADOS EM RECICLÁVEIS E NÃO RECICLÁVEIS - ARVORES - CONSCIENTIZAÇÃO - PRESERVAÇÃO - CRIANÇAS - ESCOLA - CUIDADOS - A IMPORTÂNCIA DE CUIDAR DO MEIO AMBIENTE

2 - Argumento

Observando os acontecimentos atuais no que diz respeito ao meio em que se vive, nota-se a necessidade de trazer em um filme artístico com imagens e falas das pessoas sobre a importância de cuidar do meio ambiente e alertar as pessoas para isso. Os cuidados devem começar ao nosso redor, em casa e na escola. Cada um deve fazer sua parte. Cuidar do meio ambiente significa preparar o amanhã. A importância de preservar o meio ambiente é tão imensa quanto a necessidade de sobrevivência dos seres vivos. Não jogar lixo, não depredar árvores, são algumas das ações que podem ser realizadas nesse sentido, mas além desta ação, é preciso também conscientizar as pessoas desta necessidade, levar até elas nossa mensagem de conscientização. A partir destas informações iniciaremos o video.

3 - Roteiro Literário

1 ° passo: Os alunos durante a uma semana construíram através de discussões e conceitos produzidos em aula seus questionamentos sobre a importância de cuidar do meio em que se vive.

2° passo: Os alunos irão em torno da escola buscar imagens que mostrem a natureza, o meio em que está inserida e se está sendo cuidada ou não.

3° passo: Após os alunos terem as imagens dos arredores da escola, trabalharemos a construção que se dará da seguinte forma:

4 - Imagem do Vídeo Áudio Textos

Cena 1 – imagens em torno da escola (Cena externa) “Gracias” – Jorge Drexler Frase: que meio ambiente estamos preparando para o futuro?

Cena 2 – imagens de lixo jogado na natureza( Cena externa) Narrador: fala da importância de preservar o meio ambiente e não jogar lixo na natureza.

Cena 3 – Imagem alunos recolhendo o lixo jogado na natureza e depositando nas cestas de lixo. Narrador fala: é preciso agir antes que seja tarde, faça sua parte.

Cena 4 – imagens de crianças alegres, brincando nos arredores da escola (Cena externa)

Som de risadas de crianças.

Cena 5 – Imagens crianças, passando para a natureza e o céu azul (Cena externa) Narrador conclui sobre a importância de cuidar da natureza para o futuro de nossas crianças.

Cena 6 – Final – Fecha na copa de uma árvore ( Cena Externa ) Efeito sonoro do canto de passarinhos.

5 - Analise Técnica

Câmera digital modelo Sony HDR-SR10

Tripé

Notebook Amazon – Processador Intel Core 2 Duo – 2G de memória – 160 HD – Windows Vista

Windows Movie Maker



6 - Cronograma


O vídeo será filmado durante uma tarde em dia da semana a ser combinado.


Arredores da escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUE BOM QUE VOCÊ VEIO, SUA VISITA E SEU RECADINHO SÃO MUITO IMPORTANTES PRA MIM, OBRIGADA.